No atual estágio da Humanidade, o Século XXI requer abertura a novos paradigmas e um modelo de compreensão que se oriente pelo Pensamento da Complexidade, ao invés de se deixar guiar apenas pelo Pensamento Positivista.
Neste cenário, a Astrologia tem muito a oferecer a múltiplos campos de interesse, como arte ou técnica transdisciplinar de diagnóstico e de prognóstico evolutivo de fenômenos complexos, sejam eventos, coisas ou pessoas.
A Astrologia tem também muito a oferecer a iniciativas de autoconhecimento, auxiliando a identificar e compreender dificuldades e potenciais humanos.
Cremos ser necessário para o astrólogo o tipo de investigação e compreensão que a Filosofia propicia, no sentido de cogitação sobre o significado e o propósito das coisas, motivo pelo qual, sem bagagem cultural humanista, não se consegue compreender, explicar e ou praticar Astrologia de maneira consequente.
A Astrologia tem base na interpretação de símbolos e isto requer capacidade associativa e interpretativa desenvolvida, sendo que a Lógica e ou a experiência empírica comprovada devem presidir todo avanço nas formas de conhecimento e de descrição da realidade.
A Astrologia é arte derivada de técnicas que podem ser ensinadas, não decorrendo de dotação psíquica incomum; há pessoas psiquicamente mais sensíveis à teia do mundo, que são excelentes astrólogos em função, mas, infelizmente, este tipo de talento não pode ser ensinado, apenas treinado quando já existe.

© Copyright 2014 São Paulo Brasil